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Escolha o seu Pneu

Tipo do Desenho

Simétrico: São pneus que podem ser montados sem que seja necessário observar sentido de rotação ou lado externo/interno. A maioria dos pneus é assim.

Assimétrico: São pneus que possuem lados interno e externo diferentes, combinando características de aderência, estabilidade e drenagem de modo mais elaborado que um pneu simétrico. Em uma das laterais está escrito "Lado externo" ou "Outside". Esse lado deve ser montado para fora, ou seja, do lado da face da roda.

Direcional: São pneus com desenho em forma de V e que tem sentido de rotação. Seu ponto forte é a alta capacidade de drenagem de água. Nas laterais está gravado, com setas, o sentido de rotação que deve ser obedecido.

Misto: São pneus de carga para uso em eixos direcionais ou livres em estradas de lama e pedras, podendo ser usado em eixos de tração em caminhões 6x4 ou 6x6. Tem capacidade de aderência superior em estradas não pavimentadas, bem como maior resistência a cortes e perfurações em relação a um pneu estradeiro.

Tração: São pneus de carga para uso em eixos de tração (também conhecido como "borrachudo"). Seu desenho proporciona a aderência necessária para que a potência do motor seja convertida em movimento do caminhão.

Direcional e eixo livre: São pneus de carga para uso no eixo de direção (dianteira) e em eixos livres (que não são os de tração). Seu desenho tem como características: baixa resistência ao rolamento, boa drenagem de água e alta quilometragem.

R1: Pneu de desenho de tração agrícola tradicional, com barras dispostas na diagonal e praticamente na perpendicular entre si, para proporcionar boa tração em terra fofa e auto-limpeza.

R4: Pneu de barras largas e baixas, dispostas em um ângulo aberto, quase reto, entre si, para proporcionar boa tração em terreno compactado aliado a resistência a arrancamentos e cortes. Ideal para retroescavadeiras.

E3/L3: Pneu de barras contínuas, ideal para uso em máquinas de mineração, em carregadeiras que trabalham em chão batido ou em serviços sobre areia.

G2/L2: Pneu de barras largas e baixas, para uso em carregadeiras, motoniveladoras, em serviços de terraplenagem e construção.

HF: Pneu "High Flotation", ou de alta flutuação, o que minimiza a compactação do solo em relação aos demais tipos de desenho. Ideal para implementos, retroescavadeiras sem tração 4x4, transbordos agrícolas e colhedeiras (eixo traseiro).

I3: Pneus de desenho de tração moderada e bastante resistência ao desgaste. Ideal para eixo direcional de colhedeiras (traseiro) e para eixo dianteiro de retroescavadeiras com tração 4x4.

F2: Pneus direcionais para tratores, utilizáveis no eixo dianteiro, em terra fofa.

I1: Pneus com guias retas para implementos e plantadeiras.

C1: Pneus lisos, para uso em compactadores de asfalto.