Tudo sobre os pneus Michelin

pneufree | setembro 2020

A verdade sobre os Pneus Michelin

Mais de 100 anos de inovações a serviço da mobilidade

A história de sucesso da Michelin é resultado de uma herança de muita originalidade. Os irmãos Edouard e André Michelin assumiram a pequena fábrica de pastilhas de freio de seu avô. Com boas ideias aliadas a uma grande aptidão para negócios, conduziram os primeiros passos da empresa que é hoje uma das líderes do mercado de pneus.

O crescimento da Michelin começou em 1891, com a criação do primeiro pneu de bicicleta desmontável. O insight, que logo chamou a atenção do mundo, partiu de Edouard após a visita de um ciclista à fábrica. Charles Terront, único que utilizava os novos pneus MICHELIN, venceu a corrida Paris-Brest-Paris daquela época. Desde então, a inovação faz parte do DNA da empresa.

Conheça a história dos pneus Michelin

Fonte: corporativo.michelin.com.br

1832 – Onde tudo começou

Em Clermont-Ferrand, na França, os primos Aristide Barbier e Nicolas Edouard Daubrée abrem uma pequena fábrica de máquinas agrícolas e bombas. Ao ver sua mulher usando borracha vulcanizada para fazer bolas infantis, Aristide logo percebe o potencial do material para a indústria e passa a utilizá-la na fabricação de juntas, correias, válvulas e tubos.

1889 – Surge a Sociedade Michelin

Edouard e André Michelin assumem o negócio fundado por seu avô, Aristide, e seu primo Nicolas. A empresa passa a se chamar “Société Michelin e Cie.” e começa a fabricar apenas pastilhas de freio.

Fundação da Michelin

1891 – Nasce a invenção que mudaria o mundo de pneus

Após ter um pneu furado, um ciclista para na fábrica da Michelin em busca de ajuda. Edouard, que até então fabricava apenas pastilhas de freio, enxergou ali uma ótima oportunidade. Na época, trocar um pneu levava horas e precisava ser feito por um profissional. Sua solução foi criar o pneu desmontável, que podia ser trocado por qualquer pessoa em apenas meia hora.

Pneus de Bicicleta da Michelin

A invenção conquista o mundo

O ciclista Charles Terront compete, e vence, a corrida Paris Brest Paris, sendo o único a utilizar os novos pneus Michelin. A invenção logo conquista o público e no ano seguinte, mais de 10.000 ciclistas rodam com pneus Michelin.

Charles Terront

1894 – Novos pneus para carruagens melhoram a mobilidade

São criados os pneus para equipar carruagens com o intuito de tornar as viagens mais confortáveis e silenciosas.

Carruagens de Michelin

1895 – Pneus para automóveis inovam o mercado

Com a criação do automóvel, Edouard apresenta mais uma inovação ao mundo: o Éclair, um automóvel idealizado e fabricado pela Michelin, equipado com os seus pneus.

Primeiro automóvel com pneus Michelin

1898 – Nasce o Boneco Michelin

De duas pilhas altas de pneus os irmãos Michelin tiveram a ideia de criar a imagem de um boneco que pudesse representar a marca. Com a ajuda do desenhista O’Galop, nasce a primeira versão do Boneco Michelin.

Irmãos Michelin

1900 – É criado o Guia Vermelho Michelin

Dispostos a contribuir com o desenvolvimento da mobilidade, Edouard e André passam a distribuir gratuitamente um pequeno guia vermelho com informações práticas aos viajantes, como onde abastecer, dormir ou comer e também como trocar um pneu. Nascia ali a história do Guia Michelin.

Guia Vermelho Michelin

1903 / 1910 – A tecnologia MICHELIN se espalha pelo mundo

O mundo está crescendo rapidamente. Novas tecnologias estão surgindo. E uma das maiores expansões acontece na área dos transportes. Percebendo este potencial, a Michelin rapidamente instala suas unidades fabris em grandes centros da indústria automobilística, tanto na Europa quanto na América do Norte. Ao mesmo tempo, também passa a fabricar pneus para motocicletas e começa a investir na recém-surgida e promissora aviação.

Tecnologia Michelin pelo Mundo

1911 / 1912 – Segurança já era o foco da empresa

A Michelin conquista a primeira grande vitória em busca de maior segurança nas estradas francesas: a adoção da sinalização de “quilometragem das estradas”. Além disso, a empresa inventa a roda de aço desmontável, o que permite a adoção de mais um equipamento de segurança: o estepe. Surge, também, o “departamento de informações para viagens automobilísticas”, uma grande rede social que permite o intercâmbio de informações sobre itinerários rodoviários entre a Michelin e seus leitores.

Segurança Michelin

1913 – Chegada na América Latina

A Michelin inicia sua presença comercial na Argentina, na cidade de Buenos Aires.

Michelin na América Latina

1914 / 1918 – Aviação era um grande desafio na época

Além de fabricar quase 2 mil aviões para a Primeira Guerra Mundial, a Michelin participa da construção da primeira pista de concreto do mundo, permitindo a decolagem de aviões mesmo em dias chuvosos. Com o aumento do uso de aviões, surge também o primeiro pneu de borracha negra e com sulcos, o que aumenta a aderência e diminui o desgaste do pneu.

Primeira pista de concreto do mundo

1919 / 1926 – Uma nova largada foi dada

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a expansão da empresa é estimulada pelo rápido progresso da indústria automobilística. Impulsionada pelo sucesso dos Guias Vermelhos, a Michelin lança o primeiro Guia Turístico (Bretanha) e o Guia da Condecoração Estrela de Boa Mesa.

Primeiro Guia Turístico Michelin

Michelin

1927 – Início da História no Brasil

Aqui começa a história da Michelin no Brasil. Na cidade de São Paulo é fundada a primeira agência comercial da empresa. Ainda não se sabia, mas esse foi o primeiro passo para a conquista do mercado brasileiro, o maior para Michelin na América do Sul.

Agência comercial Michelin em São Paulo

1928 / 1938 – Uma década de inovações

Os anos 30 são marcados por grandes inovações, incluindo a implementação do “Metalic”, primeiro pneu a unir a borracha ao fio de aço, que permite compreender melhor o funcionamento do pneu, e se torna uma etapa fundamental para o desenvolvimento do pneu radial. Surgiram o pneu com câmara de ar embutida, precursor do pneu sem câmara; o “Super Confort”, que podia percorrer 30.000 km; o “Super Conforto Stop”, com ranhuras de aderência que reduziam os riscos de derrapagem em pista molhada; e o “Piloto”, com perfil mais alto, proporcionando maior aderência mesmo em alta velocidade.

Primeiro pneu a unir a borracha ao fio de aço

1939 / 1945 – Começa a surgir o pneu do futuro

Durante a guerra, as fábricas reduzem sua produção. Diante da falta de matérias-primas, a Michelin dedica-se à pesquisa de produtos de substituição e, ao mesmo tempo, à fabricação de artigos de primeira necessidade. As pesquisas sobre o pneu de estrutura radial desenvolvem-se secretamente durante a guerra, abrindo caminho para a chegada do pneu do futuro.

Novas tecnologias Michelin

1946 / 1954 – Chega ao mercado o pneu Radial

Uma verdadeira revolução tecnológica, o pneu radial é caracterizado por um topo que funciona independentemente das laterais e uma lona-carcaça com filetes de aço dispostos perpendicularmente na banda de rodagem. Revolucionando completamente a concepção técnica dos pneus, esta nova arquitetura favorece o conforto, a durabilidade e o alinhamento do veículo na pista. Nesta década, surge em Paris o primeiro metrô sobre pneus. A inovação, que proporciona maior conforto aos passageiros é implementada, indo em seguida para Montreal, Tóquio, México, Santiago, Lyon e outras cidades.

Pneus radiais Michelin

1955 – Mais uma geração assume

François Michelin assume como co-gerente da empresa.

François Michelin

1955 / 1969 – 15 fábricas em 15 anos

Para atender às necessidades crescentes do mercado de pneus, a Michelin passa a realizar investimentos consideráveis na indústria. Este importante progresso industrial responde ao impressionante desenvolvimento das instalações comerciais: a empresa passa a vender seus produtos em mais de 140 países do mundo. A maioria dos fabricantes de automóveis europeus adota a solução do pneu radial. Os carros de passeio produzidos em série adotam o sistema “tubeless”, onde a câmara de ar, responsável por pneus furados, é substituída por um revestimento de borracha integrado ao pneu.

Fábricas Michelin

Planta Michelin

1970 / 1980 – A comprovação da superioridade

O pneu radial MICHELIN torna-se campeão mundial de Fórmula 1 em parceira com a Ferrari, e leva a empresa a instalar fábricas no Canadá e nos Estados Unidos, além de continuar seu desenvolvimento na Europa. Pela primeira vez, o pneu e seu aro de roda são produzidos juntos, o que proporciona uma aderência excepcional à estrada.

Michelin campeã de F1

1981 – Primeira fábrica no Brasil é construída

A Michelin constrói suas primeiras fábricas em solo nacional e expande seu desenvolvimento para praticamente todos os continentes, investindo significativamente em inovação. A primeira unidade foi implantada na cidade do Rio de Janeiro, para fabricação de pneus de carga. Logo em seguida uma unidade de fabricação de fios e cabos de aço é construída na cidade de Itatiaia, também no estado do Rio.

Primeira fábrica no Brasil Michelin

Primeira fábrica no Brasil Michelin

1982 / 1990 – Inovação em todas as categorias

O grande marco da década é a aquisição da super calculadora Cray que influenciou todas as categorias de pneus. Surgem o “pneu verde” e o “Sistema PAX” para os veículos de passeio e caminhonete; a linha “Energy” para veículos pesados, metrô e bonde; o pneu radial para motos; além do primeiro pneu sem câmara para mountain bikes. A introdução do primeiro pneu de carcaça radial na aviação, chamado MICHELIN Air X, muito superior ao pneu diagonal convencional. Ao mesmo tempo, a Michelin adquire grandes redes na Europa e nos Estados Unidos e também passa a produzir rodas, inovações nos sistemas de suspensão e de ligação ao solo, além de oferecer serviços como recauchutagem.

Revolução tecnológica Michelin

1991 – A família Michelin continua a frente dos negócios

Edouard Michelin é nomeado Diretor-Presidente da Empresa, ao lado de seu pai, François Michelin.

Edouard Michelin

1999 – Expansão visando o Mercado Nacional

Fazendo uma expansão na sua unidade industrial, na cidade de Itatiaia, é construída a primeira fábrica de pneus para carros de passeio e caminhonetes no Brasil.

Fábrica Itatiaia Michelin

2000 – Além do mundo dos pneus

A linha Michelin Lifestyle é lançada para desenvolver novas gamas de produtos relacionados à mobilidade ou ao universo do Boneco Michelin.

2001 / 2003 – Grandes inovações para grandes pneus

É desenvolvido o maior pneu de terraplanagem e mineração do mundo, além do primeiro pneu agrícola do mundo com a tecnologia de baixa compactação do solo, que agride menos o solo durante a rodagem.

Primeiro pneu agrícola do mundo com a tecnologia de baixa compactação do solo

2004 – A melhor maneira de ir mais longe

A empresa adota uma assinatura mundial que ilustra seu engajamento em favor de uma melhor mobilidade “MICHELIN, a melhor maneira de ir mais longe”.

MICHELIN, a melhor maneira de ir mais longe

2005 – Um novo presidente assume

Michel Rollier assume como co-gerente do Grupo Michelin.

Michel Rollier

2006 – Campanha para todo o mundo

Pela primeira vez, a Michelin lança uma campanha de comunicação publicitária mundial.

2008 – Pneus gigantes fabricados no Brasil

É lançado o Guia Verde Michelin do Rio de Janeiro, o primeiro destino sul americano da coleção internacional.

Michelin

2009 – Os guias chegam à América do Sul

É lançado o Guia Verde Michelin do Rio de Janeiro, o primeiro destino sul americano da coleção internacional.

2010 – Uma melhor mobilidade em vista

Acontece a 10ª edição do evento Michelin Challenge Bibendum no Rio de Janeiro, a primeira vez na América do Sul.

2011 – Mais Guias são lançados por aqui

São lançados os Guias Verdes Michelin do Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.

2012 – Um novo e forte nome no comando da empresa

Jean-Dominique Senard assume a presidência da empresa.

Jean-Dominique Senard

2013 – Centenário na Argentina

Michelin completa 100 anos de presença comercial na Argentina e lança o Guia Turístico "Ruta 40/Argentina".

2014 – 2014 – Uma importante aquisição e inovação nas pistas

Michelin Compra a Sascar, líder brasileira na gestão digital de frotas e na garantia da segurança das mercadorias transportadas. A marca também fecha uma parceira para equipar os carros da inovadora Fórmula E, competição de carros elétricos, além de retornar com o patrocínio a maior competição de moto velocidade do mundo, o Moto GP.

Sascar x Michelin

2015 – Primeiro Guia Gastronômico

Lançamento do primeiro Guia Michelin gastronômico na América do Sul. O Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo.

2016 – Produção nacional e uma nova aquisição de peso

Início da produção de pneus agrícolas na fábrica de Campo Grande, no Rio de Janeiro. A Levorin, fabricante brasileira de pneus de motocicletas e bicicletas, é comprada pelo Grupo Michelin.

Pneus Agrícolas Michelin

2017 – Nova identidade visual

Uma nova identidade visual é criada para a marca. A partir daqui a Michelin passa a utilizar duas logomarcas, uma corporativa e uma comercial, além de mudar o visual do Boneco da Michelin, que continua sendo um ícone marcante.

Marca Michelin

Os centros de testes de pneus Michelin

Os Centros de Tecnologia, espalhados pela América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, realizam pesquisas científicas para o desenvolvimento e a introdução de inovações tecnológicas tanto para produtos como para processos. Anualmente são investidos €2 bilhões em pesquisas e desenvolvimentos. Atualmente, a MICHELIN dispõe de quatro importantes Centros de Testes.

Ladoux

Localizado na França, próximo à sede mundial da empresa em Clermont-Ferrand. São 500 hectares e 35km de circuitos capazes de reproduzir os principais tipos de revestimentos, solos e configurações normalmente encontrados. Mais de 2.300 pesquisadores investigam e desenvolvem em suas instalações a tecnologia necessária para o aperfeiçoamento dos pneus MICHELIN.

Almería

Localizado no sul da Espanha, estende-se por mais de 5.000 hectares de terreno. O espaço disponível e as condições climáticas excepcionais para a Europa permitem testar em condições extremas os pneus de engenharia civil, equipamentos agrícolas e veículos de carga.

Laurens

Localizado nos Estados Unidos é dedicado ao estudo de produtos idealizados especialmente para o mercado norte-americano. É instalado em uma área de 700 hectares.

Jari

O Centro de Testes de Jari (abreviação de Japan Automobile Research Institute), no Japão, ocupa uma extensão de 250 hectares. É utilizado por todos os fabricantes de automóveis e alguns fabricantes de pneus. A MICHELIN testa ali, em pistas construídas sob medida, seus pneus destinados ao mercado asiático e mais especificamente, ao mercado japonês.

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