Pneu chinês é tudo igual? | feat. Alta RPM

Márcio Murta | março 2020

Julian Simão, Márcio Murta e Carlos Riboldi.

Não há atividade mais interessante para o Alta RPM do que investigar, coletar informações e repassar os resultados para os espectadores. Imagine nossa reação ao descobrirmos que a Pneufree.com é constantemente questionada pelos seus clientes se “pneus chineses são todos iguais”. Esse foi o fio guia para desenvolvermos nosso terceiro e mais complexo teste de pneus.

Acessamos o site da Pneufree.com, selecionamos cinco modelos na medida 195/55R16 para a empreitada (XBri Ecology, Maxtrek Maximus M1, Goodride RP28, Linglong Greenmax HP010 e Sailun Atrezzo Elite), e ainda incluímos em nossa avaliação um jogo de pneus remold (a Pneufree.com não comercializa esse tipo de pneu), para base de comparação. 

A participação do modelo remold não tange somente pelo custo. Normalmente pneus recauchutados são referência em performar mal quando submetidos a emergência. Esta participação nos permitiu vislumbrar com precisão o patamar de qualidade que os demais pneus do teste estão.

Munidos de pneus, bons conceitos, um Renault Logan 1.6 e uma experiente equipe de 11 pessoas, fomos para pista iniciar nossas investigações que resultaram em dois interessante vídeos.

Segurança em primeiro lugar

Todas as avaliações realizadas visam a segurança do motorista, ocupantes do veículo, e terceiros. Por isso, com as aferições de um VboX (um GPS de alta precisão), no primeiro vídeo realizamos os dois testes mais primários de emergência: frenagem no piso molhado (100 km/h a 0), no seco (120 km/h a 0), além do teste do alce – que explicamos mais à frente.

Parece diversão pura, mas é trabalho sério: durante as frenagens, concentração e pequenas correções ao volante se fazem necessárias para garantir com que o veículo mantenha trajetória reta, percorrendo o menor espaço possível e melhorando a consistência nos resultados. Três repetições para cada pneu, em cada uma das duas situações, e temos um resultado consistente. O teste do alce é um desafio à parte. Em um estreito trajeto delimitado por cones, realizamos o desvio da trajetória em velocidade crescente até que a dirigibilidade do veículo seja perdida. No vídeo final mostramos apenas a imagem da maior velocidade que cada pneu suporta, além do momento em que o veículo perde a dirigibilidade. Durante as gravações, no entanto, diversas passagens são realizadas até termos certeza do limite de cada pneu. Nesta ocasião nada menos que 21 cones perderam seu formato, antes de confirmarmos os resultados finais.

No Circuito Paladino, kartódromo onde realizamos as voltas para avaliação, exploramos mais do que a competência em tempo de volta no traçado. Nesta situação, em que podemos colocar o pneu no limite da capacidade de tração, frenagem, aceleração e mudança de direção, conseguimos extrair com precisão a comunicação com o motorista.

Mais uma vez, um trabalho árduo que exige dos pilotos conhecimento prévio do veículo e do traçado, para que exista referência e base de comparação nas avaliações. E é uma avaliação curiosa: sofrendo múltiplos esforços simultaneamente, um pneu que outrora se destacou no teste de frenagem ou do alce (desvio de trajetória), não necessariamente será o mais rápido na pista.

Essa foi a parte mais interessante de nossa investigação: com tantos compostos, desenhos distintos de bandas de rodagem e detalhes de carcaça, cada pneu apresentou peculiaridades e comportamento distintos tanto em números, quanto em percepção ao volante. Tipo de informação que até então só estava disponível em avaliações de pneus internacionais, e que temos orgulho em executar com a Pneufree.com

Sua escolha é importante

Se soubéssemos quando algo errado acontecerá, a palavra “acidente” simplesmente não existiria. Usar bons pneus não é remediar; é prevenir e estar preparado para ter maiores chances de se sobressair em uma situação adversa.

Com o respaldo do Alta RPM, a Pneufree.com hoje não apenas oferece para o consumidor a mais ampla linha de pneus e rodas em e-commerce do Brasil. Ela entrega também, informações para que cada cliente faça a escolha mais consciente possível na hora de comprar o pneu para seu veículo. Faça bom uso desse serviço grátis, dividido em dois vídeos, fornecido pela Pneufree.com  =)

Para conferir todas as ofertas da medida usada no teste CLIQUE AQUI.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Deixe um comentário

Erro ao enviar comentário
Houve um erro ao enviar o comentário, tente novamente.
  • Televendas: (41) 4042-1100
  • vendas@pneufree.com
  • Horário de Atendimento (seg. - sex. das 9h às 18h)