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Vias pavimentadas: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias pavimentadas (asfalto, concreto e similares), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias não pavimentadas.
Todo Terreno (terreno misto): Pneus feitos para proporcionar equilíbrio de desempenho entre uso em vias pavimentadas e uso em vias não pavimentadas.
Terra: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias pavimentadas.
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 - Radial: Pneus radiais são os melhores e mais modernos. São mais eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e resistência à perfuração. A estrutura segue o sentido do raio da circunferência do pneu (daí a designação "radial"), e na banda de rodagem são dotados de cintas de aço e outros materiais (dependendo do tipo de pneu). São radiais 99,9% dos pneus utilizados em automóveis de passeio e pick-ups, SUVs e vans. Sempre levam a letra "R" na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 175/70R13)
2 - Diagonal: Pneus de tecnologia antiga, mas que são ainda muito utilizados em terrenos não pavimentados devido à sua capacidade de resistir a cortes laterais e ao baixo preço em relação ao radial. A estrutura segue um sentido diagonal em relação ao raio de circunferência. Sempre levam um traço ( - ) na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 7.50-16).
3 - Diagonal Cintado: Esse tipo de pneu une algumas características do diagonal (as lonas diagonais) e do radial (a cinta na banda de rodagem). Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em pneus de motos e máquinas.
O índice Treadwear informa a resistência ao desgaste de um pneu quando comparado a outro. Este índice obtem-se mediante um teste efetuado em pista sobre uma distância de 9600 km, em condições controladas. Este índice pode ser desde 60 até 800. Um pneu com Treadwear igual a 200 desgastar-se-á 33% mais rápido que um pneu de 300, enquanto que um pneu com Treadwear igual a 420 irá durar 40% vezes mais que o de 300.
Conclusão: Quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar.
O índice de carga de um pneu é um código numérico que corresponde à carga máxima de peso que um pneu pode suportar sob sua máxima pressão de calibragem. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o código do novo pneu seja igual ou superior ao do pneu original. Para saber o índice de carga de um pneu, basta consultar o código que vem logo após a medida do pneu (Exemplo: 175/70R13 82T) e consultar na tabela de índice de carga (abaixo) a capacidade em Kg correspondente.
Índice de carga | Peso (em KG) | Índice de carga | Peso (em KG) | Índice de carga | Peso (em KG) |
---|---|---|---|---|---|
75 | 387 | 97 | 730 | 119 | 1360 |
76 | 400 | 98 | 750 | 120 | 1400 |
77 | 412 | 99 | 775 | 121 | 1450 |
78 | 425 | 100 | 800 | 122 | 1500 |
79 | 437 | 101 | 825 | 123 | 1550 |
80 | 450 | 102 | 850 | 124 | 1600 |
81 | 462 | 103 | 875 | 125 | 1650 |
82 | 475 | 104 | 900 | 126 | 1700 |
83 | 487 | 105 | 925 | 127 | 1750 |
84 | 500 | 106 | 950 | 128 | 1800 |
85 | 515 | 107 | 975 | 129 | 1850 |
86 | 530 | 108 | 1000 | 130 | 1900 |
87 | 545 | 109 | 1030 | 131 | 1950 |
88 | 560 | 110 | 1060 | 132 | 2000 |
89 | 580 | 111 | 1090 | 133 | 2060 |
90 | 600 | 112 | 1120 | 134 | 2120 |
91 | 615 | 113 | 1150 | 135 | 2180 |
92 | 630 | 114 | 1180 | 136 | 2240 |
93 | 650 | 115 | 1215 | 137 | 2300 |
94 | 670 | 116 | 1250 | 138 | 2360 |
95 | 690 | 117 | 1285 | 139 | 2430 |
96 | 710 | 118 | 1320 | 140 | 2500 |
O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode rodar, com veículo carregado com carga máxima. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o mesmo suporte uma velocidade igual ou superior ao do pneu original. Para saber o índice de velocidade de um pneu, basta aferir o código que vem logo após o índice de carga (que por sua vez vem após a medida do pneu - Exemplo: 175/70R13 82T) e consultar na tabela de índice de velocidade (abaixo) a velocidade correspondente. Quanto maior o índice de velocidade do pneu, melhor será seu desempenho responsivo, mesmo em velocidades mais baixas.
Índice de velocidade | Velocidade em km/h | Índice de velocidade | Velocidade em km/h |
---|---|---|---|
G | 90 | S | 180 |
J | 100 | T | 190 |
K | 110 | U | 200 |
L | 120 | H | 210 |
M | 130 | V | 240 |
N | 140 | ZR | >240 |
P | 150 | W | 270 |
Q | 160 | Y | 300 |
R | 170 |
Letras Pretas: Pneus cujas inscrições e detalhes da lateral não sofrem coloração diferente da cor preta característica dos pneus. A maioria dos pneus é assim.
Letras Brancas: Pneus que contém algumas inscrições em uma das laterais em letras brancas, geralmente Marca e Modelo do pneu. É comumente usado camionetes e utilitários esportivos. Pode ser usado com as letras brancas tanto para o lado de fora como para o lado de dentro da roda.
Faixa branca: Pneus, geralmente mais antigos (ou que equipam carros antigos), que tem uma faixa branca em forma de anel, circundando o aro.
Quando o pneu foi inventado, sua estrutura (carcaça) era feita basicamente de lona têxtil. Um pneu podia ter 6, 4, 8, 10 ou tantas camadas de lonas quanto fosse possível (e necessário) conter. Com a evolução da engenharia e dos materiais, o nylon, o poliéster, o aço e outras matérias primas substituíram a lona como estrutura de um pneu. Apesar disso, manteve-se a nomenclatura de lonas, provavelmente para servir de base de comparação para as novas formas de se medir a capacidade estrutural de um pneu (índice de carga e índice de velocidade principalmente).
O índice Temperature corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este índice é obtido mediante um teste em laboratório simulando o uso nas ruas e estradas, e mede a capacidade de um pneu de dissipar o calor gerado pelo atrito. O excesso de calor pode provocar a degradação do pneu. Este índice é expresso pelas letras A (índice mais elevado), B e C (índices mais baixos).
Conclusão: Um índice de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimento e ao calor.
Sem Câmara (Tubeless, TL): Pneus que possuem um revestimento interno que dispensa o uso de câmara de ar. Todos os carros de passeio e camionetes atuais utilizam pneus sem câmara. A roda deve ser adequada a essa característica também. Neste caso usa-se uma válvula para pneus sem câmara, que deve ser trocada toda vez que se substitui o pneu velho por um novo.
Com câmara (Tube Type, TT): Pneus de concepção antiga e que necessitam de câmara de ar. Jamais devem ser montados sem câmara de ar. Jamais utilize câmara de ar usada em pneu novo. Observe também se o pneu usa protetor de câmara de ar (freqüente usados em caminhões, empilhadeiras, máquinas de terraplenagem e mineração).
Simétricos: São pneus que podem ser montados sem que seja necessário observar sentido de rotação ou lado externo/interno. A maioria dos pneus é assim.
Assimétricos: São pneus que possuem lados interno e externo diferentes, combinando características de aderência, estabilidade e drenagem de modo mais elaborado que um pneu simétrico. Em uma das laterais está escrito "Lado externo" ou "Outside". Esse lado deve ser montado para fora, ou seja, do lado da face da roda.
Direcionais: São pneus com desenho em forma de V e que tem sentido de rotação. Seu ponto forte é a alta capacidade de drenagem de água. Nas laterais está gravado, com setas, o sentido de rotação que deve ser obedecido.
Mistos: São pneus de carga para uso em eixos direcionais ou livres em estradas de lama e pedras, podendo ser usado em eixos de tração em caminhões 6x4 ou 6x6. Tem capacidade de aderência superior em estradas não pavimentadas, bem como maior resistência a cortes e perfurações em relação a um pneu estradeiro.
Tração: São pneus de carga para uso em eixos de tração (também conhecido como "borrachudo"). Seu desenho proporciona a aderência necessária para que a potência do motor seja convertida em movimento do caminhão.
Direcional e eixo livre: São pneus de carga para uso no eixo de direção (dianteira) e em eixos livres (que não são os de tração). Seu desenho tem como características: baixa resistência ao rolamento, boa drenagem de água e alta quilometragem.
O índice Traction corresponde à aderência de um pneu em pista molhada. Ele é obtido em teste de frenagem na pista molhada, em linha reta, sob condições controladas. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índice C é o mínimo aceitável.
Embora esse teste seja parecido com o teste que é feito na etiquetagem do Inmetro, os parâmetros do ensaio são diferentes, pois eles são estabelecidos pelo Departamento de Transportes Americano (DOT).
Conclusão: Um pneu de índice Traction AA terá maior aderência à pista e precisará de menor distância para parar o carro em pista molhada que um de índice A, e assim sucessivamente.